Declaração de Fé
Nossas Crenças
Afirmamos a autoridade única das Escrituras. As Escrituras formam a base para o diagnóstico de doenças psicológico-espirituais e problemas interpessoais e oferecem uma base consistente para abordar os problemas das pessoas. Nossa teologia expressa essa herança de uma compreensão das pessoas centrada em Deus e uma compreensão centrada em Cristo de como Deus redime as pessoas.
Acreditamos na primazia das Escrituras como base para um aconselhamento cuidadoso e eficaz antes de qualquer outra teoria de psicologia. Entendemos que embora muitos sintomas possam ser resultado de pecado e batalha espiritual, também existem alguns aspectos da psicologia úteis no apoio e cuidado dos indivíduos.
Procuramos aplicar esses compromissos fundamentais da ortodoxia histórica de maneiras humildes e cativantes.
- Estamos comprometidos com a perspectiva da narrativa fornecida pela teologia histórica da redenção, a linha da história que enquadra nossa compreensão da teologia sistemática, teologia prática e história da igreja.
- Estamos comprometidos em servir a igreja visível e aos cristãos de muitas associações denominacionais diferentes.
- Estamos comprometidos com a sensibilidade cultural. Porque a igreja é chamada a se mover em direção ao mundo de forma redentora, em vez de existir em isolamento defensivo ou hostil, estamos comprometidos com o engajamento cultural.
Modelo de Aconselhamento
- Somos centrados em Cristo. Portanto, apontamos às pessoas a Cristo, e não a um programa
- Acreditamos na graça comum de Deus a toda a humanidade e, portanto, podemos aprender com aqueles que não defendem uma cosmovisão cristã ou mesmo teísta. Devido às suas riquezas descritivas esses materiais podem enriquecer nosso cuidado e podem ser úteis no cuidado ao necessitados à medida que continuamos a desenvolver nosso método de aconselhamento baseado na Bíblia.
- Estamos cientes de que o comportamento humano está intrinsecamente ligado a impulsos motivacionais mais profundos. Portanto, enfatizamos o primado do coração.
- Acreditamos que expressamos melhor a imagem do Deus triuno quando vivemos e crescemos em comunidade. Por isso incentivamos a comunhão e o relacionamento ativo com a Igreja local.
- Acreditamos que as Escrituras são ricas em seu entendimento de quem somos como seres humanos. Portanto, usamos as Escrituras com um compromisso total com sua autoridade e suficiência, convencidos de que, do início ao fim, ela revela Cristo e sua poderosa graça redentora, atendendo às necessidades e lutas da condição humana.
- Acreditamos que os seres humanos são seres espirituais e físicos. Levamos em consideração a pessoa como um todo, admitindo que existem ambiguidades entre alma e corpo. Procuramos permanecer sensíveis aos fatores fisiológicos, como o contexto dentro do qual Deus chama uma pessoa à fé e obediência.
- Acreditamos que as pessoas estão socialmente inseridas no projeto de Deus. Portanto, reconhecemos que há elementos socioculturais que influenciam a resposta moral.
- Acreditamos que a encarnação de Jesus não é apenas a base do aconselhamento, mas também o modelo de como o aconselhamento deve ser administrado. Portanto, procuramos entrar na história de uma pessoa, ouvindo bem, expressando amor atencioso com o contexto dentro do qual Deus chama uma pessoa à fé e obediência.
- Acreditamos que Jesus é o nosso fiel Redentor que nos permite perseverar em meio aos nossos problemas. Portanto, entendemos que a mudança costuma ser lenta e difícil, mas possível com a graça de Deus.
- Não expressamos completa e claramente tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre o ministério de aconselhamento. Admitimos humildemente que lutamos para aplicar consistentemente tudo o que dizemos acreditar. Nós, que aconselhamos e ensinamos também vivemos em processo de constante aprendizado e crescimento em sabedoria.